Monday, June 06, 2005

Segredos da nomeclatura russa

Eu tava lembrando de um post de Ju ( www.voufalarbaixinho.blogspot.com ) onde ela falava de nomes e suas origens. A� eu resolvi dar uma olhanda e descobrir umas coisas engra�adas.
Na R�ssia, por exemplo, � poss�vel saber a idade do camarada atrav�s do nome. As babushki mais velhas, nascidas no fim dos anos 20, receberam nomes her�icos como Oktyabrina (em homenagem a revolu��o de Outubro), Avia (em homenagem � ind�stria de avia��o), Konstitutsia ( em mem�ria da Constitui��o de Stalin) e o mais revolucion�rio, Barrikada.
Na lista de nomes masculinos dessa �poca, tem Remir (abreviatura de revolu��o mundial), Vladen ( em homenagem a Vladimir Ilyiche Lenin) e um gigatesco numero de agricultores que deram a seus filhos a alcunha de Traktors, e esse nem precisa justificar.
E a� eu me lembro de novo do post de Ju, onde dizia que Felipe � "aquele que gosta de cavalos", e fico me perguntando por que meu pai n�o pode ser um agricultor russo em meados da d�cada de 20.
N�o que eu n�o goste do meu nome, � comum mas eu gosto. Mas o problema � que eu j� tenho apelidos demais.